terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Paulistas x Fluminenses

Quem se deu melhor ao fim desta temporada, os grandes de São Paulo ou do Rio?
Há alguns anos, os paulistas vêm se dando melhor no quesito títulos – Santos em 2002 e 2004, Corinthians em 2005, São Paulo em 2006/07/08 – , em que pesem os rebaixamentos e retornos de Palmeiras (2002/03) e Corinthians (2007/08).
Neste ano, porém, ainda que dois paulistas tenham se classificado para a Libertadores, um para a Sul-Americana, e os times do Rio, afora o Flamengo, campeão brasileiro, não tenham obtido classificação para nada, ao fim e ao cabo, o sorriso paulista é amarelo ao passo que o fluminense (ou carioca, para quem prefere se referir à cidade e não ao estado do Rio de Janeiro) é de orelha a orelha.
Os times do Rio superaram obstáculos gigantescos: o Vasco retornou altivo à primeirona, o Botafogo safou-se na última batalha e o Fluminense demonstrou a maior capacidade de recuperação dos últimos tempos, simplesmente espetacular. Já os paulistas Corinthians e Santos levaram o Brasileirão de modo medíocre, o São Paulo e o Palmeiras deixaram escapar um título praticamente ganho. O Verdão, inclusive, perdeu até a vaga na Libertadores, posando de antítese perfeita do Fluminense. Neste caso, mais valeu terminar em 16º do que em 5º.
JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário