terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Hexa, sim!

Já se tornou um clássico das discussões ludopédico-botequinescas: quem é o campeão brasileiro de 1987, Flamengo ou Sport?
Futuramente pretendo discutir o assunto aqui. Por ora, apenas levando uma lebre: o título brasileiro de 87, assim como vários outros, envolve dois fundamentos distintos para que um time seja considerado campeão: a declaração oficial da entidade reconhecida pelos clubes e o reconhecimento quase unânime de um título, ainda que não reconhecido oficialmente. O tal título da Copa União, no meu modesto entendimento, deve, sim, ser reconhecido como título brasileiro, não obstante o título oficial do Sport não deva ser desconsiderado. Tudo por uma barafunda histórica que não será discutida agora.
Por fim, lanço uma comparação e uma provocação aos que só dão crédito às declarações oficiais: os títulos de campeão mundial interclubes, dentre os quais os do Santos (62/63), do São Paulo (92/93) e do próprio Flamengo (81), quando não reconhecidos pela Fifa, deveriam ser desconsiderados como títulos mundiais? Eu os considero, assim como os títulos oficiais que vieram depois de 2000.
JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário