quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A verdade às vezes dói

É engraçada a peça publicitária veiculada pela Portuguesa por oportunidade do seu aniversário de 90 anos (ver o vídeo abaixo). Ao mesmo tempo, não deixa de ser um tanto melancólica, ao menos para seus sofridos torcedores. Seguindo o slogan de outras propagandas, o vídeo, que tem como protagonista o zagueiro Domingos, é encerrado com o texto: “Orgulho de ser diferente. Orgulho de ser de verdade.”

Não entendi muito bem qual foi a intenção em colocar o zagueirão como representante da “diferença” e da “verdade” que tanto orgulham os torcedores da Lusa. Corinthiano que sou, mas que nutre grande simpatia pelo time do Canindé, preferia ver imagens de outro Domingos, o “da Guia”, além de Enéas, Edu Marangon, Dener e tantos ótimos jogadores que vestiram a camisa rubro-verde. A peça talvez se justifique por Domingos representar, goste-se ou não, a verdade nua e crua do futebol da Portuguesa: sem brilho, mas valente, brigador. A bem da própria verdade, acrescente-se: violento, demasiado violento. Como diz o ditado, a verdade às vezes dói. No caso, também nos atacantes adversários...

Parabéns, Portuguesa! Que muitas conquistas venham para orgulhar ainda mais esse clube tão querido. É o que deseja esse corinthiano. De verdade.

JFQ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário