quinta-feira, 29 de abril de 2010

Enfim, o jogo de Madri

Internazionale de Milão e Bayern de Munique fazem a final da Liga dos Campeões da Europa no próximo dia 22 de maio, em Madri.

O Bayern passou pelo medíocre Lyon, a bem do futebol, com 3 gols do croata Olic, em pleno campo do adversário. No jogo de ida, com um golzinho sofrido do ótimo Robben, o time de Munique vencera em casa por 1x0. Nesta partida, aliás, perdeu Ribery, expulso. Pior: não contará com o francês também para a partida final em Madri. Grande prejuízo.
A Internazionale, adversária do Bayern, tem um time mais consistente. Prova disso foi a maneira até certo ponto imponente com que enfrentou o fortíssimo Barcelona, tecnicamente o melhor time do futebol mundial. Após vitória em Milão por 3x1, a Inter passou pelo Barça em um suado jogo de ataque contra defesa. O time catalão, muito leve e rápido, chegava a todo momento com a bola bem tramada, caindo para os lados, especialmente à direita com Daniel Alves. As finalizações vinham na forma de cruzamento ou enfiadas para a entrada de quem vinha de trás, especialmente Pedro e Messi. Porém, a defesa montada por José Mourinho mostrou-se praticamente intransponível. Vale dizer que Julio César, na minha opinião, o melhor goleiro do mundo hoje, foi muito menos acionado do que se esperava. Em que pese a defesa espetacular que fez após chute de Messi no cantinho.

No sistema de Mourinho, todos os jogadores têm responsabilidade de defender e, como se não bastasse a presença de especialistas no assunto como Cambiasso, Zanetti, Maicon, Lúcio e Samuel, até mesmo o “guepardo” camaronês Eto’o participou ativamente da defesa, sempre voltando para marcar. Essa disciplina tática mostrou-se fundamental para o sucesso dos italianos, levando-se em conta além de mais que a Inter jogou com 10 praticamente o jogo todo, após a expulsão do brasileiro Thiago Motta.


Reforço aposta que já havia feito há tempos (é só conferir nas postagens anteriores sobre a Liga): este ano a taça vai para a Internazionale.
 
JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário