segunda-feira, 25 de junho de 2012

Templos: La Bombonera




Na próxima quarta-feira, dia 27/6, ocorre a primeira partida das finais da Copa Libertadores da América, entre Boca Juniors e Corinthians. O jogo, que promete um roteiro épico envolvendo o escudo argentino, maior vencedor recente do torneio, e o brasileiro, obcecado pelo título inédito, será realizado no legendário campo de La Bombonera.

Apesar de não ser o maior estádio de Buenos Aires – tem capacidade para aproximadamente 40 mil torcedores, bem inferior aos mais de 70 mil do Monumental de Nuñez, casa do River Plate –, La Bombonera é, certamente, o mais conhecido e respeitado templo do futebol portenho. Pelo menos para “nosotros”, brasileiros, acostumados a temer o sempre forte escrete azul e amarelo do bairro de La Boca.

Tive a oportunidade de visitar La Bombonera no final do ano passado. O bairro fica na fronteira de Buenos Aires com Avellaneda. Fica bem ao lado do Caminito, bastante visitado por turistas, e próximo ao bairro de San Telmo, onde ocorre uma das mais tradicionais feiras de pulgas local. La Boca é um bairro relativamente pobre, afastado, mas não tão distante da região central (Plaza de Mayo).

Na calçada em frente ao estádio, há uma constelação com nomes e, em alguns casos, pés dos principais craques que jogaram pelo Boca. Logo na entrada podem ser vistas estátuas de Maradona, Palermo e Riquelme.

O estádio conta ainda com um belo museu – Museo de La Pasion Boquense – e visitas diárias, guiadas ou não, dependendo do horário. Infelizmente, não pude fazer a visita guiada, com direito a passar pelos vestiários, pisar na beira do gramado e conhecer muito da história do clube por meio de um guia que acompanha os visitantes.


No museu há uma sala especial para Diego Armando Maradona. Também há várias camisas de diferentes épocas do clube, além de peças históricas, vídeos com jogos, fotos e o principal: as várias taças conquistadas pelo Boca Juniors.

Para os brasileiros, especialmente para os santistas, deve emocionar uma camisa do Peixe, utilizada por Pelé. Vale lembrar, foi em La Bombonera que o Santos conquistou sua segunda Libertadores, em 1963.

La Bombonera tem esse nome pela similaridade com uma caixa de bombons. Tem arquibancadas em formato de “U”, muito altas e próximas ao campo. Fechando o contorno, uma estrutura de camarotes, onde, inclusive, Maradona tem um espaço exclusivo, bem ao centro.

Abaixo, link para um vídeo que fiz dessa visita:

Quem for a Buenos Aires, vale muito a pena dar uma passada em La Bombonera. Para os apaixonados por futebol, é visita obrigatória.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário