Até onde irá a invencibilidade do Corinthians ninguém sabe. Mais cedo ou mais tarde, cairá. De qualquer forma, o Timão provou, mais uma vez, que tem uma equipe que encontrou o ponto ideal, dados os seus limites, para disputar o campeonato brasileiro. Encontrou um belo equilíbrio. Tite conseguiu incutir um padrão de jogo baseado na forte marcação - inclusive à frente, com a pressão dos atacantes nas saídas de bola adversárias -, e nos contra-ataques fulminantes. Conta para isso com um bom elenco, não apenas em campo, mas também no banco; fundamental para que se mantenha o ímpeto frenético por todos os 90 minutos. Alguns dos atuais reservas, como Renan, Emerson, Ramon e Alex, seriam titulares na maioria esmagadora dos clubes brasileiros.
Na partida de ontem - a sétima vitória consecutiva, décima de invencibilidade -, o invicto Corinthians mostrou mais do mesmo, e contou com a insistência do Botafogo em atacar por um lado só, a direita. Da mesma forma que atacava com personalidade, o Fogão abusou das tentativas por esse lado do campo, acionando ostensivamente Alessandro e Caio, mas preterindo demais o lado esquerdo. Isso se deveu também à má atuação de Maicosuel. O fato é que o lado esquerdo corinthiano, especialmente Fábio Santos, conseguiu neutralizar a principal jogada de ataque botafoguense. No meio, Renato, que estreou, revelou-se ainda fora de ritmo de jogo.
O Corinthians, ao tomar a bola, partia com determinação, partido à frente de forma variada: ora com bolas de lado alçadas na área, ora com bolas pela centro para o chute de quem chegava.
Além do aspecto técnico e tático, chamou a atenção a garra representada pelo goleiro Júlio César. Após sofrer uma luxação no dedo, faltando cinco minutos para o final da partida, o goleiro decidiu permanecer em campo. Caso contrário, como o Timão já havia realizado todas as substituições, o meia Alex faria as vezes de goleiro. Pois foi o próprio Alex que acionou contra-ataque para Edenílson, que chutou no canto esquerdo de Jefferson. O goleiro botafoguense defendeu, mas, no rebote, Paulinho empurrou a bola para dentro. Final: Corinthians, 2 a 0.
Além de Júlio César, que ficará um mês de molho, também Liedson desfalcará o Corinthians nos próximos jogos por causa de lesão no joelho. Além deles, Fábio Santos cumprirá suspensão automática na partida contra o Cruzeiro. Entram Renan, Emerson e Ramon. Ou seja, o Timão segue forte. Quem sabe, também invicto.
***
Em tempo: a fase do Corinthians é realmente de encher os olhos e as esperanças dos seus torcedores. Minha pergunta é: a estreia de Adriano ajudará ou criará problemas na continuidade dessa ótima fase... A saber.
JFQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário