Rodrigo Bueno
O país-sede da Copa de 2006 tem muito a ensinar ao país-sede da Copa de 2014.
Não me refiro à organização do Mundial em si, mas sim ao fortalecimento do futebol nacional. Se a inglesa Premier League hoje é o sonho, a alemã Bundesliga é algo que caminha nesse sentido e que está ao alcance.
Com estádios novos, mercado aquecido e venda coletiva de direitos de TV, a liga alemã é a de maior média de público, superando a casa dos 40 mil torcedores/jogo.
Os ingressos não são caros, e a distribuição de renda entre os clubes equilibra a disputa, nos moldes do que acontece na Inglaterra (50% dos direitos de TV são divididos igualmente entre os times, 25% decorrem da classificação e 25% ficam por conta da audiência).
Foi assim que a liga alemã superou o tradicional Italiano no ranking da Uefa e parte para cima do Espanhol, que já decidiu rever o privilégio absurdo de Barcelona e Real Madrid na distribuição do dinheiro da TV.
Na temporada passada, o campeão Bayern foi o clube alemão que mais arrecadou da TV (€ 28,1 milhões), porém não muito mais que o lanterna no quesito, o Hoffenheim (€ 13,3 milhões).
O Borussia Dortmund sairá da fila com média superior a 78 mil pessoas/jogo. Festa justa para sua fiel torcida, mas a Alemanha celebra mais, coletivamente.
***
PÚBLICO ALEMÃO
2010/ 2011 (24 rodadas)
Total 9,02 mi Média 41.805
2009/2010
Total 13,00 mi Média 42.490
2008/2009
Total 13,01 mi Média 42.519
2007/2008
Total 12,07 mi Média 39.457
2006/2007
Total 12,23 mi Média 39.972
2005/2006
Total 12,47 mi Média 40.766
2004/2005
Total 11,56 mi Média 37.794
2003/2004
Total 11,46 mi Média 37.474
2002/2003
Total 10,46 mi Média 34.198
2001/2002
Total 10,10 mi Média 33.039
2000/2001
Total 9,45 mi Média 30.913
* Publicado na Folha de S.Paulo, em 03/03/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário