sexta-feira, 4 de março de 2011

O legado da Copa do Mundo da Alemanha

Rodrigo Bueno


O país-sede da Copa de 2006 tem muito a ensinar ao país-sede da Copa de 2014.

Não me refiro à organização do Mundial em si, mas sim ao fortalecimento do futebol nacional. Se a inglesa Premier League hoje é o sonho, a alemã Bundesliga é algo que caminha nesse sentido e que está ao alcance.

Com estádios novos, mercado aquecido e venda coletiva de direitos de TV, a liga alemã é a de maior média de público, superando a casa dos 40 mil torcedores/jogo.

Os ingressos não são caros, e a distribuição de renda entre os clubes equilibra a disputa, nos moldes do que acontece na Inglaterra (50% dos direitos de TV são divididos igualmente entre os times, 25% decorrem da classificação e 25% ficam por conta da audiência).

Foi assim que a liga alemã superou o tradicional Italiano no ranking da Uefa e parte para cima do Espanhol, que já decidiu rever o privilégio absurdo de Barcelona e Real Madrid na distribuição do dinheiro da TV.

Na temporada passada, o campeão Bayern foi o clube alemão que mais arrecadou da TV (€ 28,1 milhões), porém não muito mais que o lanterna no quesito, o Hoffenheim (€ 13,3 milhões).

O Borussia Dortmund sairá da fila com média superior a 78 mil pessoas/jogo. Festa justa para sua fiel torcida, mas a Alemanha celebra mais, coletivamente.

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PÚBLICO ALEMÃO

2010/ 2011 (24 rodadas)

Total 9,02 mi Média 41.805

2009/2010

Total 13,00 mi Média 42.490

2008/2009

Total 13,01 mi Média 42.519

2007/2008

Total 12,07 mi Média 39.457

2006/2007

Total 12,23 mi Média 39.972

2005/2006

Total 12,47 mi Média 40.766

2004/2005

Total 11,56 mi Média 37.794

2003/2004

Total 11,46 mi Média 37.474

2002/2003

Total 10,46 mi Média 34.198

2001/2002

Total 10,10 mi Média 33.039

2000/2001

Total 9,45 mi Média 30.913


* Publicado na Folha de S.Paulo, em 03/03/2011.

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