Dunga acaba de anunciar a convocação de 22 jogadores para enfrentar a Irlanda, em Londres, dia 2 de março. A princípio, é o último jogo da seleção brasileira antes da estreia na Copa da África do Sul. Portanto, é bem possível que a lista dos 23 convocados para a Copa seja composta exatamente pelos 22 chamados hoje mais o terceiro goleiro. Será?
Espaço aberto às especulações dos quase 200 milhões de técnicos canarinhos, faço cá as minhas. Exceção feita a Gilberto e Kléberson, tenho convicção de que os outros 20 estarão na África do Sul. Kléberson é provável, mas não certeza. A convocação de Gilberto evidencia o dilema de Dunga em relação à lateral esquerda. Acredito que Michel Bastos esteja certo, mas não descarto que o outro lateral esquerdo não seja Gilberto, mas André Santos ou Kléber. Gostaria de ver Marcelo, do Real Madrid, ser pelo menos testado; possibilidade, pelo jeito, descartada.
Quem parece ter perdido a vaga é Miranda, já que Thiago Silva realmente passa mais segurança atualmente. A chance de Miranda, remota, consiste na impossibilidade de Juan participar do torneio, vítima de contusões sucessivas.
Quanto ao terceiro goleiro - infelizmente teremos que confiar no eternamente instável Doni na reserva de Júlio César -, gostaria muito de ver Marcos, do Palmeiras, convocado. Mas tenho a ligeira impressão de que a vaga será de Gomes, do Tottenham.
Por fim, quanto às grandes estrelas das últimas Copas, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, ficou claro que Dunga "não se enganará", sugestionado pela pressão da imprensa e da torcida. Opta por um time eficiente, vitorioso, de sua estrita confiança. Além disso, à exceção de Kaká e Robinho, não há "medalhões" a colocarem em risco a liderança e a autoridade do técnico perante o grupo. Eis a opção de Dunga. Todavia, trata-se de uma escolha arriscada, como seria se convocasse os Ronaldos. Ganha em estabilidade, perde no caso de necessecitar de craques capazes de desequilibrar. Se perdermos Kaká e Robinho - bate na madeira três vezes! - teremos um time bom, mas sem o brilho de uma seleção brasileira.
Após participar do fracasso de 1990 e do tetra de 1994, a pergunta é: qual desses será o destino da Terceira Era Dunga?
JFQ
Abaixo, os convocados por Dunga para o jogo contra a Irlanda:
GOLEIROS
Julio César (Inter-ITA)
Doni (Roma-ITA)
ZAGUEIROS
Lúcio (Inter-ITA)
Juan (Roma-ITA)
Luisão (Benfica-POR)
Thiago Silva (Milan-ITA)
LATERAIS
Maicon (Inter-ITA)
Gilberto (Cruzeiro)
Michel Bastos (Lyon-FRA)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
VOLANTES
Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)
Felipe Melo (Juventus-ITA)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Kléberson (Flamengo)
MEIAS
Kaká (Real Madrid-ESP)
Elano (Galatasaray-TUR)
Julio Baptista (Roma-ITA)
Ramires (Benfica-POR)
ATACANTES
Luis Fabiano (Sevilla-ESP)
Robinho (Santos)
Nilmar (Villarreal-ESP)
Adriano (Flamengo)
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pois é, João, convocações à parte, é inegável que a seleção brasileira apresenta atualmente um padrão de jogo consistente e, principalmente, convincente.
ResponderExcluirEntretanto, acho temerário contarmos apenas com o talento de Kaká e, quem sabe, de Robinho, caso recupere sua melhor condição física e técnica.
Acho que o Dunga pipocou nessa última convocação e perdeu a oportunidade de ter testado o Neymar. O garoto já provou ser talentoso e, acima de tudo, abusado. Merecia vestir a amarelinha.
é difícil criticar o Dunga nos dias que correm, já que o time apresenta-se bastante consistente. Acho, porém, que falta um craque e há esforçados em demasia nesse meio campo. Dá pra sacar um Elano e convocar um Neymar, Ronaldinho Gaúcho ou Diego Souza (rs). Sei lá...
ResponderExcluirSó acho que Gilberto Silva, Felipe Mello, Kléberson, Julio Batista e Elano são um pouco demais. Vamos ver.