quarta-feira, 16 de maio de 2012

Como não amar?

Lúcio Ribeiro



Fiquei me perguntando domingo por que não consegui conter umas poucas lágrimas com o feito do Manchester City, sendo que nem é com eles que eu me simpatizo na Inglaterra. Nem é com eles que eu me simpatizo em Manchester!

Futebol anda me deixando uma pessoa mais sensível? Teria razão para isso? Vejamos:

1. Esse título do City. Após 44 anos. Virada histórica com dois gols em dois minutos, No tempo extra. Na última rodada. Em casa. Perdendo até os 47 do segundo tempo para um time com um homem a menos à beira do rebaixamento. Quando o título estava indo para o maior rival. "Unbluelievable", manchetou um jornal inglês. O City é azul.

2. Ver o Santos jogar. Ver Neymar jogar.

3. A Libertadores entrando nas quartas com confrontos espetaculares envolvendo Santos, Corinthians, Fluminense, a surpreendente La U chilena e, sempre, o Boca.

4. Copa do Brasil também em reta final, com o São Paulo atrás do primeiro título e o inacreditável Palmeiras entrando em crise profunda após se classificar ganhando dois jogos, incluindo os 4 a 0 diante da torcida.

5. A final da Champions League, em Munique, com o jogo passando em cinemas brasileiros. Em 3D.

6. O choro coletivo dos jogadores do Athletic Bilbao perdendo o título da Liga Europa na semana passada. O Bilbao, do País Basco, "país" dentro da Espanha, jamais caiu para a segunda divisão espanhola e tem orgulho de contar com jogadores só da região, que é menor que Sergipe.

7. Mais choro. Gattuso, Inzaghi, Nesta e Seedorf abrindo o berreiro no fim do jogo do Milan domingo, pelo Italiano, porque não vão mais jogar pelo clube. A torcida chorou. Um comentarista da TV chorou ao vivo.

8. A temporada de golaços. O de letra do Ganso, as bicicletas de Fred e Diego Souza, o de rosca maluca do Cissé, o do Messi dando chapéu no goleiro no chão, o terceiro do Neymar contra o São Paulo, o "gol de Josimar" do Maicon, pela Inter e contra o Milan.

9. As possibilidades da internet: O "futebol de Twitter", o escocês Glasgow Rangers me convidando por e-mail para sua transmissão online, o aplicativo Live Score me informando em tempo real como andavam, sábado passado, os resultados do campeonato tcheco, o de Montenegro, a série B russa, e que no País de Gales o Follows tinha marcado um gol no tempo extra na vitória do Llanelli sobre o Aberystwyth, em play off galês para ver quem disputa a Liga Europa 2013.

10. E porque, caro leitor, I love this game.


Publicado na Folha de S.Paulo, em 15/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário